sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Mundial da Reciclagem


Reciclagem é lembrada nesta semana, pelo menos no calendário ecológico. Hoje 17 de maio (sexta) é o Dia Mundial da Reciclagem. A reciclagem é reconhecida como importante, mas parece esquecida até na sua data comemorativa.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação de materiais recicláveis. No entanto, de sindicato patronal, a organização que congrega catadores de materiais recicláveis, passando por Organizações Não Governamentais (ONGs) com destacada atuação no setor empresarial e social, nenhuma das instituições tem programação agendada pertinente à data.

Procuramos em São Paulo representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) que há mais de 10 anos “organiza catadores e catadoras de materiais recicláveis pelo Brasil afora”, do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo, fundada em 1992, mantido por empresas privadas de diversos setores, mas nenhum das organizações programou atividade relacionada ao dia.

Em Fortaleza não foi diferente. O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos Industriais do Estado do Ceará (Sindiverde), filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que congrega o empresário reciclador e a Cáritas Brasileira, organização social que atua no enfrentamento da pobreza e pela valorização da profissão de catador e catadora de materiais recicláveis, também não confirmaram atividades para o dia em suas agendas.

Atualmente, a reciclagem é uma atividade que representa a fonte de renda de milhares de famílias, que se dedicam à coleta, separação e venda de materiais reaproveitáveis. A reciclagem também possibilita um alto ganho ambiental, já que o aproveitamento dos resíduos evita a utilização de matéria-prima virgem e diminui a quantidade de lixo depositada em aterros e lixões. Mas o sucesso da atividade depende da prática da coleta seletiva ou segregação dos resíduos na fonte.

Muita gente confunde reciclagem com coleta seletiva. Completam-se, mas são atividades diferentes. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

Quando falamos de reciclagem, tratamos do destino final daquilo que consumimos. E como tudo começa? Você sabia que cerca de 40% daquilo que as pessoas compram não é utilizado e vai para o lixo? As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Certamente a reciclagem deverá ganhar impulso com a efetivação da Logística Reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei no. 12.305 de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto No. 7.404 de 23 de dezembro de 2010.  A nova PNRS dedicou especial atenção à Logística Reversa. Também, prevê a eliminação dos lixões, a meta é acabar com os lixões até 2014.

A logística reversa é “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação”.

Reciclar faz parte do ciclo do consumo consciente. O lixo que gera, também, gera riquezas, além de proporcionar cuidados com o meio ambiental, redunda em solução para problemas sociais, como exemplo, o Movimento Nacional de Catadores, além de gerar empregos e renda, como é o caso do Sindiverde que congrega empresas que transformam recicláveis em novos bens de consumo.

Por Tarcilia Rego
FONTE: http://www.oestadoce.com.br/noticia/dia-mundial-da-reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sacolas Ecológicas

Sacolas Ecológicas
Personalise com sua marca !