sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sacola biodegradável brasileira não se decompõe em teste

O Jornal Hoje fez um teste para saber se as sacolas biodegradáveis realmente se decompõem. E o resultado não foi nada animador.

Os jornalistas testaram, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, três sacolas plásticas: uma comum, uma biodegradável fabricada no Brasil e uma biodegradável fabricada na Europa. As sacolas ficaram seis meses enterradas, prazo que deveria ser suficiente para a decomposição da sacola biodegradável.

Ao desenterrar as sacolas, seis meses depois, a sacolinha comum não se degradou – como era esperado. Mas a surpresa foi a sacola biodegradável brasileira, que também não se degradou. Já a europeia mostrou estágio avançado de decomposição.

O teste promovido pelo Jornal Hoje não tem valor científico, mas serve como um alerta: as autoridades precisam fiscalizar para garantir que as sacolas são de fato biodegradáveis e que o consumidor não está sendo enganado.

Porem todo mundo deve estar com esta pergunta entalada na garganta. Quando as sacolinhas desaparecerem dos supermercados, onde vamos colocar o lixo nosso de cada dia? 

O pessoal da Rede ECOBlogs tem uma dica preciosa: sacos feitos com jornal que iria para o lixo. Usando a técnica de origami. A ideia, de autoria de Juliana Valentini, é fácil e rápida. O saquinho pode ser feito em cerca de 20 segundos. A resistência depende do número de folhas que você usa.

Usando dessa técnica de abolir sacolas plásticas das nossas casas e usando o jornal, a maneira mais apropriada nos supermercados seria utilizar sacolas retornaveis, ou seja, poderia ser usada varias vezes apenas uma sacola feita de material forte sem impacto ao meio ambiente. Consumidor conciente e o planeta melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sacolas Ecológicas

Sacolas Ecológicas
Personalise com sua marca !