Ter uma ecobag a tiracolo é uma atitude de respeito com o meio e ambiente. No entanto, não se pode negar que a bolsa também se tornou um hit de moda. Isso porque em 2007, a designer inglesa Anya Hindmarch criou um modelo feito de fibras vegetais que continham os dizeres “I´m not a plastic bag” (eu não sou uma bolsa de plástico), e logo caiu no gosto de celebridades, entre elas, Kate Moss.
Desde então, muitas marcas investiram na sua versão de sacola “verde”, que por lei deve ser feita de linho, rami, juta, cânhamo, algodão orgânico, pet ou plástico reciclado. Outro ponto importante é que ela deve ser resistente para ser reutilizada mais de 171 vezes.
O mundo fashion também apelidou as ecobgs de shopping bags, um incentivo a mais para deixar as sacolas de plástico de lado e utilizar a versão retornável na hora das compras.
No Brasil, para dar força à iniciativa, a jornalista e apresentadora do GNT Fashion, Lilian Pacce, lançou o livro “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (Editora SENAC), em que reúne 120 modelos de bolsas exclusivas para a ocasião, assinadas por estilistas brasileiros, entre eles Alexandre Herchcovith, Carlos Miele, Huis Clos, Juliana Jabour, entre outros
Prova de que é possível estar na moda e em sintonia com as causas ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário