Pontos de ônibus sustentáveis irão iluminar os caminhos em Perris na Califórnia
A economia de energia não é algo somente favorável para o bolso. A forma
como geramos energia nos dias atuais é extremamente prejudicial ao meio
ambiente, contribuindo para o consumo incontrolável de recursos
naturais que, em um futuro próximo, podem causar sérios problemas à
humanidade, como escassez de produtos e poluição excessiva.
Sol para gerar energia
O município de Perris, na Califórnia, aproveitou uma característica marcante do estado norte-americano para economizar energia: o forte e intenso sol. Por meio de painéis solares de 1,2 quilowatts instalados em suas estruturas, seis pontos de ônibus da cidade passaram a funcionar como verdadeiras usinas em miniatura, retendo a luz solar e convertendo-a em energia para ser utilizada na alimentação dos semáforos próximos ao ponto.Benefícios para o município e para o meio ambiente
Os custos para implantação dos pontos de ônibus que geram energia são bastante semelhantes aos dos tradicionais utilizados na maioria das ruas de Perris. Enquanto a instalação de um ponto comum varia de sete a dezessete mil dólares, o novo projeto custa cerca de dezessete mil dólares por unidade.Entretanto, o principal benefício destes inovadores pontos de ônibus não está no custo aproximado com os modelos tradicionais, mas sim em seu caráter sustentável, pois as paradas de transporte coletivo serão capazes de gerar 25% da eletricidade necessária para alimentar os semáforos da cidade.
Além de gerar energia, os pontos de ônibus também serão capazes de reter a luz solar em baterias. Dessa forma, até mesmo o consumo noturno dos faróis será compensado e revertido não apenas em economia dos recursos públicos, mas também em preservação dos recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário